PROJETOS DE PESQUISA

Prof.Dr. André Luiz Carvalho Silva


- DINÂMICA ATUAL E EVOLUÇÃO DEPOSICIONAL E AMBIENTAL DO LITORAL FLUMINENSE NO QUATERNÁRIO TARDIO

Este projeto de pesquisa está voltado para o conhecimento da geomorfologia e dos processos responsáveis pela dinâmica e erosão em trechos distintos do litoral Fluminense, bem como, o entendimento da formação e evolução sedimentar da planície costeira no norte e sul do Estado do Rio de Janeiro. O litoral fluminense apresenta problemas resultantes do caráter dinâmico dos ambientes costeiros que, em alguns casos, exibem claras evidências de erosão, o que tem causado com frequência a destruição de estruturas urbanas e perda de terreno costeiro. Alguns desses problemas podem ser consequência do comportamento evolutivo da linha de costa, por mudanças climáticas, interferindo diretamente na frequência e magnitude das tempestades, ou mesmo ocasionados por alterações antrópicas no sistema de drenagem. Para alcançar os objetivos desta Pesquisa pretende-se: monitorar a dinâmica e o comportamento da linha de costa, através de levantamentos com perfis topográficos de praia e mapeamento costeiro; investigar a estratigrafia a partir da integração de dados de geofísica adquiridos com o GPR (Ground Penetrating Radar) com sondagem geológica; definir as fácies sedimentares e identificar a cronologia dos eventos deposicionais a partir das datações de Carbono 14-AMS e de Luminescência Opticamente Estimulada (LOE); caracterizar as condições paleoambientais através de biomineralizações de sílica (fitólitos e espículas de esponjas). Estudos dessa natureza possibilitam o entendimento das diversas variáveis relacionadas à dinâmica atual e pretérita, e o papel das flutuações do nível do mar, do aporte de sedimentos, alterações climáticas e antrópicas, envolvidos na evolução geológica e ambiental do litoral. Este conhecimento pode auxiliar na adoção de medidas relacionadas ao gerenciamento costeiro, cada vez mais necessário em virtude da tendência de expansão de atividades turísticas e industriais, em especial nos litorais sul e norte do Estado do Rio de Janeiro.

 

_________________________________________________________________________________

- FORMAÇÃO E EVOLUÇÃO DEPOSICIONAL DO SISTEMA LAGUNAR DE MARICÁ (RIO DE JANEIRO) AO LONGO DO QUATERNÁRIO

Este projeto de pesquisa está voltado para o entendimento da formação e evolução geológica do sistema lagunar de Maricá ao longo do Quaternário. A lagoa de Maricá faz parte de um sistema formado por uma série de lagunas localizadas na planície costeira do município de Maricá, no estado do Rio de Janeiro. Este litoral encontra-se relativamente preservado, por se tratar de uma área de proteção ambiental (APA) e, portanto, de grande importância para a obtenção de dados para estudos científicos. Para alcançar os objetivos desta pesquisa, pretende-se desenvolver um estudo a partir da integração de dados de geofísica adquiridos com o GPR (Ground Penetrating Radar), de sondagem geológica, análises para a caracterização das fácies sedimentares e datações de Carbono 14 e de Urânio. Estudos dessa natureza possibilitam o entendimento das diversas variáveis relacionadas à dinâmica pretérita, as flutuações do nível do mar, aporte de sedimentos, alterações climáticas, entre outras, envolvidas na evolução geológica do litoral. Este conhecimento pode auxiliar na adoção de medidas relacionadas ao gerenciamento costeiro, cada vez mais necessário em virtude da tendência de concentração populacional nessas áreas, em especial no litoral de Maricá.


_________________________________________________________________________________

- GEOMORFOLOGIA, SEDIMENTAÇÃO E CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO SISTEMA LAGUNAR DE MARICÁ (RJ)

Este projeto de pesquisa está voltado para o conhecimento da geomorfologia e dos processos responsáveis pela origem e distribuição dos sedimentos no sistema lagunar de Maricá. Almeja-se também, contribuir para o entendimento dos impactos antrópicos nas lagoas de Maricá, como subsídio as formas de uso e ocupação do litoral. Para isso, pretende-se realizar um diagnóstico ambiental e identificar os principais problemas causados pelas diversas atividades no entorno dessas lagunas. Pretende-se desenvolver um estudo a partir da integração de dados de batimetria lagunar e análises de sedimentos de fundo das lagunas (granulometria, composição, morfoscopia e teor de matéria orgânica). Estudos dessa natureza possibilitam o entendimento das diversas variáveis relacionadas à morfologia de fundo, à dinâmica atual e ao aporte de sedimentos. Para o diagnóstico das condições geoambientais destas lagunas serão feitas medições dos parâmetros físico-químicos (pH, Eh, oxigênio dissolvido, temperatura, condutividade, salinidade e turbidez), fósforo total, nitrogênio total e dos nutrientes inorgânicos solúveis em água (nitrito, nitrato e fosfato) nestas áreas. Este conhecimento pode auxiliar na adoção de medidas relacionadas ao gerenciamento costeiro, cada vez mais necessário em virtude da tendência de concentração populacional nessas áreas, em especial no litoral de Maricá.


_________________________________________________________________________________

- POLUIÇÃO POR RESÍDUOS SÓLIDOS EM AMBIENTE PRAIAL E LAGUNAR NOS LITORAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (BRASIL) E LIMÓN (NO CARIBE SUL DA COSTA RICA)

O presente projeto tem como objetivo estabelecer um diagnóstico acerca da poluição por resíduos sólidos em algumas praias e lagunas localizadas no litoral do estado do Rio de Janeiro e em Limón no Caribe Sul serem estudadas, com destaque para àquelas ligadas ao turismo e a pesca artesanal, essenciais para a subsistência da população local. Almeja-se também, contribuir com iniciativas voltadas para programas de educação e preservação ambiental por meio da construção de conhecimentos sobre poluição costeira e marinha. A metodologia de investigação consistirá numa ampla revisão bibliográfica sobre o tema em questão, monitoramentos entre as estações do ano e na realização de diversas análises laboratoriais para a caracterização sedimentar e do conteúdo de micro resíduos sólidos presentes nas áreas estudadas no Brasil e na Costa Rica. Tais análises permitirão compreender a relação entre os resíduos sólidos encontrados nos ambientes estudados e o papel da dinâmica costeira e das diferentes formas de uso e ocupação do litoral.