PROJETOS DE PESQUISA

Prof. Dr. Luiz Carlos Bertolino


- AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DE MOVIMENTOS DE MASSA EM ÁREAS DEGRADADAS

Este projeto tem como objetivo central estudar os movimentos de massa no município de São Gonçalo, visando analisar e compreender melhor a ocorrência desses fenômenos em escala espacial e temporal. Procurando gerar subsídios ao planejamento urbano mais condizente com a realidade, estabelecendo ações preventivas em áreas de maior probabilidade a risco de movimento de massa. O estudo está sendo desenvolvido em parceria com a Defesa Civil do Município.

_________________________________________________________________________________

- AVALIAÇÃO E REMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS EM PAISAGENS ANTROPOGÊNICAS

O Projeto está sendo desenvolvido em parceria com a EMBRAPA/SOLOS, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e a FIOCRUZ e tem como objetivo principal desenvolver metodologias para remediação de solos contaminados com metais pesados, principalmente o chumbo, utilizando-se rochas fosfáticas. Estão sendo estudados solos contaminados por chumbo da região de Santo Amaro da Purificação (BA) e solos contaminados da região de Queimados (RJ). O Projeto conta com o apoio financeiro da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Junto ao Projeto estão sendo desenvolvidas duas monografias de final de curso, uma dissertação de mestrado e um bolsista de Iniciação Científica.


_________________________________________________________________________________

- PAISAGENS MODIFICADAS PELA MINERAÇÃO EM ÁREAS URBANAS

Este projeto tem como objetivo principal avaliar a influência da atividade de mineração em áreas urbanas, principalmente no município de São Gonçalo (RJ). Várias empresas desenvolvem atividades de mineração no município, principalmente para produção de brita para construção civil. Tal atividade gera inúmeros conflitos com a população que reside no seu entorno, além de problemas ambientais e sociais. Estão sendo estudadas as principais empresas que atuam na região e em outros municípios do Rio de Janeiro, como Santo Antônio de Pádua e Italva (RJ).


_________________________________________________________________________________