Prof. Dr. Nilo Sérgio D'Ávila Modesto
- AS PRÁTICAS ESPACIAIS E AS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS E ADMINISTRATIVAS NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO
Analisar as estratégias e práticas espaciais do poder político municipal, principalmente as que dizem respeito à ausência e carência como um "recurso". Ênfase na interpretação e cartografização das articulações provenientes de ligações e coligações invisíveis, ao primeiro olhar, materializadas no material e imaterial, mas que consolidam práticas espaciais, ora na manutenção do poder político hegemônico, ora na consolidação de novas articulaçõesa.
_________________________________________________________________________________
- ARTE SEQÜENCIAL (HQ) E OS CONCEITOS GEOGRÁFICOS: APLICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
O projeto pretende contribuir para a melhor estruturação e o desenvolvimento da criação de roteiros, produção técnica e artística da Arte Seqüencial (HQ) com um perfil didático privilegiando os conceitos e categorias que estruturam o ensino da Geografia. O entendimento dos conceitos e categorias geográficas, tais como: Espaço, Território, Paisagem, Região e Lugar, presentes na educação escolar se destacam como elementos de identidade da Geografia, tornam-se compreensíveis a partir de experiências e vivências dos próprios alunos, bem como, de uma melhor compreensão da realidade que o cerca. A partir desses conceitos, iremos desenvolver roteiros que privilegiem histórias contextualizadas a partir do cotidiano do aluno e conjugaremos a forma prazerosa de aprendizado a partir da narrativa gráfica. Como forma derradeira de concretização desse projeto estabelece como produto final a produção de material didático em fascículos, um para cada conceito ou categoria.
_________________________________________________________________________________
- OBSERVATÓRIO GEOGRÁFICO DO LESTE METROPOLITANO E INTERIOR FLUMINENSE (OBGEO/RJ)
O OBGEO/RJ tem como principal objetivo reunir os pesquisadores dos diferentes núcleos de pesquisas do referido grupo em torno da extensão na escola básica, potencializando o trabalho de alguns docentes que já se voltam para esse segmento. A nossa intenção é que a presença de um pesquisador possa haver a interação, oferecendo maior leque de oportunidade para a comunidade escolar, principalmente no que tange a formação continuada dos docentes de geografia, pelo menos neste momento de implementação. Como motivador inicial, trataremos do problema ligado ao imaginário da violência urbana, tendo como foco os dois setores fundamentais da escola: alunos e professores. Entendemos que a escola, em todos os tempos, reflete a sociedade em todas as suas dimensões: sócio, política, cultural, histórica e espacial. Desta feita, verificar as práticas e representações da comunidade escolar, estaremos também cotejando os valores estabelecidos para os grupos que estão localizados nos recortes espaciais que escolhemos para a nossa atuação, inicialmente, o município de São Gonçalo (RJ).
_________________________________________________________________________________