PROJETOS DE PESQUISA

Prof.Dr. Paulo Roberto Raposo Alentejano


- ATLAS DOS CONFLITOS NO CAMPO BRASILEIRO

Os conflitos no campo brasileiro têm sido objeto crescente de reflexão por parte dos geógrafos, como parte da incorporação pela Geografia da reflexão sobre temas como as contradições da sociedade e os movimentos sociais. O Atlas dos Conflitos Fundiários no Campo Brasileiro se insere nesta perspectiva. Trata-se de um projeto em andamento desde 2006, desenvolvido em parceria pelo GeoAgrária-FFP e o Lemto-UFF. Nele buscamos compreender as especificidades que a luta pela terra no Brasil apresenta nas diferentes configurações regionais do país. Tal estudo pode nos ajudar a compreender características importantes desses conflitos, pois, acreditamos que o lugar geográfico onde ocorre o evento pode nos ajudar a compreender os complexos processos sociais contribuindo, assim, para diminuir uma imensa lacuna das ciências sociais de pensar o espaço/o território que, aqui, é entendido como um componente denso e não secundário ou externo aos processos sociais.

 

_________________________________________________________________________________

- ATLAS DOS CONFLITOS FUNDIÁRIOS RURAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RESUMO


_________________________________________________________________________________

- O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Ao longo de décadas a educação no campo não foi prioridade para o estado brasileiro, resultando em índices de analfabetismo superiores aos encontrados nas cidades. Além disso, os projetos de educação voltados para o meio rural nunca foram pensados a partir dos anseios e necessidades dos trabalhadores rurais, mas como uma forma de impor a estes formatos produtivos e tecnológicos e modos de vida concebidos a partir da cidade. Entretanto, desde a década de 1980, os movimentos sociais rurais vêm propondo e defendendo uma nova concepção de educação voltada para o meio rural, uma EDUCAÇÃO DO CAMPO, isto é, uma proposta pedagógica voltada para os anseios dos trabalhadores rurais e adaptadas às necessidades destes. O objetivo do presente projeto de pesquisa é refletir sobre o papel do ensino de geografia no contexto da Educação do Campo, contribuindo para o desenvolvimento de novas metodologias e práticas pedagógicas condizentes com o projeto político-pedagógico que visa transformar a educação existente no campo brasileiro em uma educação efetivamente transformadora, que valorize o trabalhador rural, o saber e a cultura popular, os valores humanistas, as práticas solidárias e o cuidado com o meio ambiente.


_________________________________________________________________________________

- UMA DÉCADA DE GRANDES PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO E SEUS IMPACTOS SOBRE O ESPAÇO AGRÁRIO FLUMINENSE

O estado do Rio de Janeiro está diante de um novo cenário, marcado pela crise do modelo que vigorou nas duas primeiras décadas do século XXI. Modelo esse caracterizado pela crescente presença de grandes empresas nacionais e transnacionais investindo em grandes projetos, com forte apoio institucional e financeiro estatal, articulado nas diferentes esferas de governo e comas principais organizações empresariais atuantes no estado, com destaque para a Firjan. Este cenário permitiu a realização de grandes blocos de investimento mediante a criação de novos pólos de desenvolvimento articulados entre si, envolvendo empreendimentos industriais, agroindustriais e obras de infraestrutura e logística, mas que a partir de 2012 entraram em crise pela queda dos preços das commodities no cenário internacional, a desaceleração do crescimento da China, a crise econômica nacional e os efeitos de desinvestimentos públicos e privados no estado. O presente projeto de pesquisa se propõe a observar e avaliar as consequências de uma década de impactos causados pelos grandes projetos industriais e de infraestrutura que marcaram o modelo de desenvolvimento no estado do Rio de Janeiro no início do século XXI e seus efeitos futuros no contexto de crise, no tocante à dinâmica do espaço agrário fluminense.