PROJETOS DE PESQUISA

Prof. Dr. Manoel Martins de Santana Filho


- EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: FUNDAMENTOS, DIDÁTICA, APRENDIZAGEM E DOCÊNCIA

O projeto é resultado do desdobramento da pesquisa de doutorado defendida na USP nesse mesmo ano. Após investigar os conteúdos de ensino e as referências dos professores sobre a geografia escolar, destacou-se dentre alguns temas para aprofundamento, a idéia fundamental que tem sido formulada na pesquisa sobre ensino de geografia a propósito da uma educação geográfica possível. Nessa perspectiva, esse projeto representa o investimento na compreensão dos fundamentos epistemológicos e didático-pedagógicos da geografia escolar integrada ao protagonismo da ação docente (a formação inicial e continuada, as concepções, as variáveis de suas ações e condições de vida e trabalho). O objetivo primordial é, a partir dos conhecimentos teórico-práticos desenvolvidos, analisar e desenvolver metodologias e procedimentos de ensino de Geografia, bem como o suporte para avaliação e criação de material didático..

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- VIA GEOLITERÁRIA - GRUPO DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÃO TENDO POR TEMÁTICA A RELAÇÃO ENTRE GEOGRAFIA, LITERATURA E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

Via Geoliterária – trata-se de um Grupo de Estudos e Investigação tendo por temática a relação entre Geografia, Literatura e Educação Geográfica. A perspectiva do grupo tem por elemento estruturante que a leitura, compreensão e vivência do espaço pode ser submetida à interpretação nessa interface da literatura com a ciência geográfica, desdobrando-se em aspectos cognitivos, práticas de leitura da paisagem, do texto e da vida a partir de distintas narrativas e suportes. Ainda em fase de implantação, o grupo contou com a atuação de professores da universidade e da escola básica, bem como com duas bolsistas UERJ no ano de 2019. No que diz respeito à educação geográfica escolar agrega-se à questão da leitura do espaço e leitura do texto e contribuição da Geografia para a formação de leitores, com a atenção de uma bolsista atuante na escola com o professor colaborador. Outro ponto que foi objeto da ação da bolsista é o conhecimento sobre a leitura literária na formação inicial mobilizada pela questão das literaturas suleadas, negras e narrativas originárias latino-americanas. A organização de acervo, o diagnóstico da prática docente e discente quanto à leitura do texto literário na universidade esteve no foco do trabalho em 2019, e na escola, a experimentação do texto literário como construtor de bases para o pensar geográfico.


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