Núcleos | Laboratórios |Convênios e Intercâmbio

CONVÊNIOS INTERNACIONAIS

Mestrado em Geografia: Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia

A Faculdade de Formação de Professores da UERJ é instituição membro do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais - CLACSO desde março de 2009. O Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) é uma instituição internacional não-governamental, fundada em 1967, que mantém relações formais de consulta com a UNESCO. Atualmente reúne um total de 320 centros de pesquisa e mais de 600 programas de pós-graduação em Ciências Sociais (mestrado e doutorado), com base em 25 países da América Latina e Caribe, EUA e Europa. Os objetivos do Conselho são a promoção e o desenvolvimento da pesquisa e do ensino das Ciências Sociais, bem como o fortalecimento do intercâmbio e da cooperação entre instituições e pesquisadores dentro e fora da região. Da mesma forma, promove ativamente a difusão do conhecimento produzido pelos cientistas sociais entre os movimentos sociais, as organizações populares e as entidades da sociedade civil. Através destas atividades, a CLACSO contribui a repensar, a partir de uma perspectiva crítica e pluralista, a problemática integral das sociedades da América Latina e Caribe. Esse intercâmbio é de grande importância, pois possibilita a articulação e discussão dos nossos alunos e docentes com programas de grande renome na América Latina. Através da CLACSO docentes do Programa de Pós-graduação em Geografia vêm dialogando com colegas de outras instituições visando em um futuro próximo receber alunos vinculados às instituições de ensino superior da América Latina. A Faculdade de Formação de Professores, sendo centro-membro do CLACSO, agrega os seus Programas de Pós-Graduação. Desse modo, o PPGEO vem buscando a interação com outros centros membros, por meio de intercambio de docentes e discentes, participação de eventos e concursos, bem como na organização de eventos e publicações.

O Departamento de Geografia/FFP/UERJ também tem convênio de cooperação com o Institut D´Estudis Territorials (Generalitat de Catalunya Universitat Pompeu Fabra) e o Programa de Pós Graduação da Universidade Federal Fluminense. Essa parceria institucional foi iniciada a partir do Pós-doutoramento do Prof. Floriano José Godinho de Oliveira com o Prof. Horácio Capel. O convênio deverá permitir a circulação de alunos bem como projetos de investigações conjuntas.

Convênio já firmado e assinado com a Universidade Academia de Humanismo Cristiano (Chile). Através desse convênio alunos e professores poderão participar das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidos nas duas instituições; REDLADGEO (Rede Latinoamericana de Investigadores em Didática da Geografia, criada em 2007). Os colóquios internacionais da REDLADGEO têm sido espaços de diálogo profícuo entre professores e pesquisadores, de metodologia da Geografia escolar e acadêmica, a fim de compreender sua didática e seus desafios contemporâneos, neles já têm sido participantes ativos os professores do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores.

O NUTEMC vem construindo diversas articulações junto a centros importantes, como o IPPUR/UFRJ e o CLACSO (Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais).

Universidad Nacional de Costa Rica – Faculdade de Tierra y Mar Escuela de Ciencias Geográficas. A parceria entre o Departamento de Geografia da FFP-UERJ e a Universidad Nacional de Costa Rica teve origem nos debates sobre ensino de geografia ocorrido na IV Jornada Internacional Didactica de la História, La Geografía y las Ciencias Sociales, realizada no Centro de Estudios Latinoamericanos (CELARG) em Caracas-Venezuela espaço onde discutimos sobre a didática e a formação de professores de Geografia. Atualmente esse convênio realiza-se a partir de duas grandes linhas de pesquisa – Ensino de Geografia e Natureza e Dinâmica da Paisagem. Na primeira linha o objetivo está centrado no debate sobre a Didática do Ensino de Geografia e na colaboração entre as duas universidades; e o segundo baseado num estudo colaborativo sobre erosão costeira com foco nos impactos escossistêmicos e a vulnerabilidade social do Caribe Sul da Costa Rica.

Convenio UERJ – Universidade Pedagógica de Moçambique. O  cooperação bilateral nasce em primeiro lugar, do fato de ambas partes aceitarem o desafio de fortalecer os pesquisadores do CEDECA E DO PPGG da Universidade Pedagógica de Moçambique  e do Departamento de Geografia e PPGG da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, em matéria de formulação de investigações sobre questões espaciais no tempo presente, aprofundando a escolha de indicadores como uma referência de busca de sentido para a sociedade e o Estado de Moçambique, uma vez que este país é jovem e as instituições estão ainda em consolidação. A cooperação irá igualmente contribuir para a sistematização de informações geográficas, problematizando o sentido e as escolhas analíticas que contribuam para o conhecimento endógeno da realidade do país e de sua inserção na atual divisão social do trabalho marcada pela globalização e pelas mudanças ambientais globais e locais.

ograma de Pós-Graduação em Geografia.Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único e a Coordenação do Programa reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecido.  Acesse Aqui o Edital.