Eventos

Mestrado em Geografia: Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia

O Programa de Pós-Graduação em Geografia, curso de mestrado acadêmico do Departamento de Geografia da

• Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - campusSão Gonçalo - propõe o nexo Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Format

ivos em Geografia como área de concentração.

A proposta consiste num esforço de produção e difusão do conhecimento em Geografia que desvende as relações entre sociedade, espaço geográfico e natureza. E busca formar pós-graduandos, mestres em Geografia, que sejam capazes de problematizar as relações entre produção social do espaço, política, dinâmicas naturais das paisagens e os diversos processos formativos em geografia, no contexto da prática social e profissional de geógrafos/professores de geografia. Busca-se assim, no plano epistemológico e metodológico a reflexão acerca das questões atuais, das bases conceituais, das formas de apreensão e de difusão do conhecimento, por meio da pesquisa, da extensão e do ensino.

O Programa de Pós-graduação em Geografia, estrutura-se em torno de 3 (três) Linhas de Pesquisas, a saber:
a                              a) Geografia e Relações de Poder;
a                              b) Natureza e Dinâmica da Paisagem;
aaaaaaaaaaaaaaaaaac) Ensino de Geografia.
Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para o curso de mestrado, destinadas a portadores de diploma de graduação plena em Geografia e áreas afins, outorgado por Instituição de Ensino Superior (IES) oficial ou reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Poderá ser aceito candidato com formação em áreas consideradas não-afins, desde que seja aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Geografia.Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único e a Coordenação do Programa reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecido.
 Acesse Aqui o Edital.