Ementas e Disciplinas

Disciplina: Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia

 

Ementa: Geografia e seus principais pressupostos epistemológicos. Teorias e conceitos que fundamentam a ciência geográfica. Principais fundamentos da Produção Social do Espaço. A natureza e a paisagem no debate epistemológico da Geografia. Geografia e Política: articulações presentes. Os diferentes processos formativos e o Ensino de Geografia. O nexo produção social do espaço, natureza, política e processos formativos.


Disciplina: Teoria e Método na Pesquisa em Geografia

Ementa: A natureza da pesquisa geográfica: particularidades e interfaces; A importância do método de interpretação e da metodologia investigação para a construção do conhecimento Geográfico. A Geografia como um campo científico e suas bases epistemológicas e metodológicas; as principais abordagens teórico-metodológicas da Geografia contemporânea; A importância das teorias e dos conceitos como ferramentas para a pesquisa em Geografia; As diversas estratégias e técnicas de investigação empírica e o papel do trabalho de campo na pesquisa Geográfica; Técnicas de levantamento e tratamento de dados e informações. Construção crítica de índices e indicadores; Construção do objeto científico, definição dos objetivos, temporalidade e escalas de análise na pesquisa em geografia.


Disciplina: Geografia e Relações de Poder

Ementa: Pensamento geográfico e produção do espaço. Relação entre política e território. Racionalidades e Práticas sociais que organizam o território (espaços urbanos e agrários). Movimentos sociais, formas de lutas e estratégias em defesa dos interesses de classes e grupos sociais. Práticas dos grupos formal ou informalmente organizados, do Estado e das instituições que influem nas políticas de ordenamento e uso do território.


Disciplina: Ensino de Geografia e Produção Social do Espaço

Ementa: Problemas, função social e fundamentos da geografia escolar. Articulação conteúdo-método e currículo-didática nas práticas educativas dos professores de geografia. Aprendizagem e construção do conhecimento geográfico em diferentes processos formativos. Prática social, produção do espaço e objetivos gerais do ensino de geografia no presente momento histórico.


Disciplina: Natureza e Dinâmica da Paisagem

Ementa: Conceitos e categorias da Geografia Física: Natureza, Paisagem, Geossitema, Território, Recurso Natural, Impacto. Abordagem Sistêmica e Conceitos Associados. Tipos de Sistemas; Visão Geossistêmica. Complexidade. Sistemas Ambientais.


Disciplina: Seminário de Pesquisa em Geografia

Ementa: Examinar os problemas teóricos gerais dos projetos desenvolvidos pelos mestrandos contribuindo com o necessário amadurecimento dos mesmos. Rever o levantamento bibliográfico. Verificar a adequação do material levantado e examinar as interpretações propostas.


Disciplina: Movimentos Sociais e Geografia

Ementa:Movimentos sociais na construção do espaço geográfico. Movimentos sociais na teoria geográfica. Movimentos sociais no ensino de geografia. Os movimentos e as classes sociais na teoria das ciências sociais. Os movimentos sociais na Geografia.


Disciplina: Geografia Escolar e Currículo

Ementa: A Geografia como disciplina escolar: histórias e contextos. Aprendizagem e construção de conhecimento geográfico na escola. Os currículos e as práticas docentes no ensino de geografia. O significado da inserção da Geografia no currículo do Ensino Básico em suas diferentes modalidades. Currículo de Geografia: análise das propostas curriculares de Geografia. A Geografia e suas relações com as demais disciplinas do currículo: métodos interdisciplinares de apreensão da realidade.


Disciplina: Tópicos Especiais: Educação Geográfica e Aprendizagem

Ementa: Estudos e pesquisa sobre a educação geográfica. Experiências e estudos de casos relativos produção social do espaço e construção de conhecimento geográfico na escola. Método e didática da geografia nos processos formativos educacionais. Natureza e função dos conhecimentos geográficos para o desenvolvimento do raciocínio espacial. Critérios de referência e validação dos conteúdos e da metodologia para a educação geográfica escolar. Avaliação de metodologias e materiais didáticos.


Disciplina: Território, Poder, Ação e Política

Ementa:A disciplina tem como objetivo fazer uma abordagem teórico-metodológica sobre o conceito de território e sua relação com fenômeno do poder, da ação e da política. O objetivo é fazer um itinerário de estudos marcado pelo diálogo da geografia com os campos da filosofia política, da ciência política e da sociologia política no sentido de aprofundarmos conceitos que são essências para uma abordagem teórico-metodológica mais consistente do conceito de território como, por exemplo: poder, política, tática, estratégia, disciplina, dominação, hegemonia, violência, conflito, biopoder, colonialidade do poder, resistência, emancipação, autonomia etc.


Disciplina: Classes sociais e território: dinâmicas urbanas e expansão metropolitana

Ementa: Os efeitos das práticas, das estratégias e das ações dos diferentes sujeitos sociais na produção do espaço e na organização do território; discussão sobre os processos e estruturas resultantes do movimento geral de reprodução das relações sociais de produção na delimitação dos territórios; os usos e políticas de gestão territorial, tanto em uma perspectiva do ordenamento do território quando das lutas e movimentos sociais; Estudos acerca dos elementos que evidenciam as mudanças e as novas dinâmicas sociais na produção contemporânea do espaço, em face da reestruturação produtiva e da globalização. A dinâmica metropolitana presente na segunda metade do século XX.


Disciplina: As Práticas Espaciais e suas Representações

Ementa:Analisar as Práticas Espaciais a partir da concepção dos diversos tipos de representações sociais. Compreender o papel das representações sociais na produção e apropriação do espaço. Analisar as relações de poder e suas bases quanto aos Sujeitos – Condição e posição, Praxis, Projetos de interesses e hegemonia.


Disciplina: Tópicos Especiais em Geografia e Relações de Poder

Ementa: Espaço e poder. Relações sociais e dinâmicas espaciais. Espacialidade dos conflitos sociais. Atores, agentes e sujeitos da produção do espaço. Escalas e jogos de poder.


Disciplina: Ensino e Aprendizagem em Geografia Física

Ementa: Epistemologia da Geografia Física. Ontologia da Geografia Física. Linhas de Produção em Geografia Física. Conceitos e Categorias de análise em Geografia Física. Objetivos e Métodos do Ensino de Geografia Física. Adequação Conceitual e Transposição Didática no Ensino de Geografia Física. Abordagens Integrativas para o Ensino de Geografia Física.


Disciplina: Recursos Minerais e Sustentabilidade

Ementa:As teorias e as práticas modernas da Geologia, conceitos básicos; mineralogia, propriedades e classificação dos minerais; origem e classificações das rochas; energia e recursos materiais da Terra; minérios: usos e classificações; gênese e distribuição dos depósitos minerais; distribuição dos principais depósitos minerais no território brasileiro; a mineração e a ocupação do território brasileiro; legislação mineral e o código de mineração brasileiro; mineração e desenvolvimento em áreas produtoras de recursos minerais; mineração em áreas urbanas, conflitos e desenvolvimento sustentável.


Disciplina: Geografia Brasileira: origens, instituições e periodizações

Ementa: História das Ciências e História das disciplinas científicas: as diferentes abordagens teórico-metodológicas. História da Geografia no âmbito da história da Ciência e das disciplinas científicas. As Origens da Geografia no Brasil: da escola à universidade. As principais instituições geográficas no Brasil. A geografia no Brasil: teorias, institucionalizações e periodizações. A consolidação de um campo científico e a constituição de uma Geografia brasileira.


Disciplina: Geoprocessamento e Estudos da Paisagem

Ementa: Conceitos básicos de Geoprocessamento. Sistemas de informação geográfica e estudos da paisagem. Caracterização, estrutura, funções e integração de dados. Georreferenciamento de Dados. Bancos de Dados Geográficos. Consulta e análise espacial aplicados a estudos da paisagem. Processamento de digital de imagens de sensoriamento remoto. Integração com GPS e Sensoriamento Remoto. Mapeamento dos Dados.. Aplicações. Estudo de Caso.


Disciplina: Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos

Ementa: A abordagem sistêmica em hidrologia. Dinâmica hidrológica em bacias hidrográficas; Relações entre os sistemas de encostas e a rede de drenagem; transformações hidrológicas relacionadas a ocupação humana em geossistemas urbanos e rurais; Alterações na dinâmica erosiva e deposicional e a degradação de recursos hídricos. Problemas ambientais relacionados ao incremento da erosão nas encostas; Problemas ambientais relacionados ao assoreamento de canais fluviais; Os usos múltiplos da água e a escassez de recursos hídricos. Legislação Brasileira de Recursos Hídricos e a gestão das águas em bacias hidrográficas.


Disciplina: Geomorfologia aplicada a avaliação ambiental

Ementa: Geomorfologia e a Abordagem Sistêmica. Os modelos evolutivos em geomorfologia. Os sistemas geomorfológicos: formas, materiais e processos. Geomorfologia e a dinâmica da paisagem. Condicionantes geomorfológicos em geossistemas urbanos e rurais. Mapeamento geomorfológico e a análise integrada do meio-ambiente. Geomorfologia, geoecologia e avaliação ambiental.


Disciplina: Tópicos Especiais em Transformações da Natureza e Dinâmica da Paisagem

Ementa: Estimular uma apreciação crítica a partir da literatura especializada e de palestras sobre temáticas relevantes para a investigação científica em estudos sob um enfoque geossistêmico. Discussão sobre pesquisas recentes que enfatizem as transformações da natureza e a dinâmica da paisagem em ambientes sob distintos graus de intervenção humana.


Disciplina: Manejo ecológico do solo e sustentabilidade

Ementa:Noções de ecologia da paisagem. Solo. Manejo ecológico do solo. Matéria orgânica e qualidade do solo. Água no solo. Indicadores de sustentabilidade do solo. Manejo em nível de paisagem. Agroecossistemas sustentáveis.